O que é e qual a diferença entre
5S-Housekeeping?
Escrito pela Consultora Ana Kalinke
Na década de 50, no pós-guerra, o Japão viu a necessidade de desenvolver uma metodologia capaz de melhorar o ambiente e espaço físico de qualquer empresa, desse pensamento surgiu o 5S, que significa:
– Seiri (organização),
– Seiton (ordenação),
– Seiso (limpeza),
– Seiketsu (asseio)
– Shitsuke (disciplina).
Já o Housekeeping surgiu como uma versão ocidental do 5S, porém, como a tradução literal da nomenclatura adotada no oriente não se encaixaria na língua do continente e o contexto de ambos eram diferentes, a metodologia foi ajustada.
Qual a diferença entra 5S e Housekeeping?
A principal diferença entre as duas é que o housekeeping está voltado mais para a questão física do processo, a questão da limpeza e organização bruta e o 5s voltado ao cultural e comportamental, essa última foi criada pela indústria japonesa para tornar a empresa mais produtiva e mais competitiva eliminando práticas nocivas.
No entanto, com o passar dos anos as metodologias foram se envolvendo, a ponto de serem vistas como uma metodologia única, onde uma suporta e complementa a outra. No Brasil ela vem sendo utilizada principalmente na indústria devido a geração de resíduos. Para o setor administrativo ela contribui para que o ambiente de trabalho seja mais atrativo e agradável para o funcionário, para além, há relatos de setores que mobiliaram novas salas com o excedente gerado após a implementação da metodologia, uma vez que ela age na limpeza, organização e descarte de itens sem utilização, maximizando e aproveitando os recursos disponíveis.
Mas enfim, para que mesmo ela serve?
Ela contribui para a gestão da documentação, contribui para que o ambiente de trabalho esteja em conformidade com os padrões estabelecidos, traz mais satisfação para os funcionários gerando maior produtividade devido a agilidade na logística, limpeza do local, descarte de itens sem uso, liberação de espaço, evita compras desnecessárias, reaproveita objetos, cria senso coletivo, contribui para a cultura da empresa e disciplina. E o somatório de todas essas questões geram uma melhora no clima organizacional e consequentemente mais eficiência e eficácia por parte dos envolvidos.
No entanto, a responsabilidade de implementar e manter a metodologia não é apenas dos funcionários, assim como as normas ISO, o 5S-Housekeeping trabalha diretamente com o envolvimento da alta direção, focando na gestão participativa e ativa de todos os funcionários. Mais uma vez no mundo das normas, a gestão e o exemplo vindo de cima se mostra tão importante e o quanto essa atitude e comprometimento irá influenciar positivamente na implementação da metodologia utilizada.
As atitudes e atividades desenvolvidas estão atreladas a vida pessoal do funcionário, sendo, portanto, uma metodologia que se aplica tanto no meio profissional quanto pessoal, pois ela trabalha diretamente com a mudança comportamental e cultural do ambiente gerando consequentemente a ação.
O que isso quer dizer?
Quer dizer que os funcionários são treinados e participam do processo de desenvolvimento, tanto com novas ideias quanto com atitude, os passo-a-passo da implementação visa construir tijolo por tijolo a ponto de ser abraçado por todos os envolvidos, gerando uma mudança comportamental gradativa e mutável. Para demonstrar de uma forma sucinta esse desenvolvimento, listei alguns itens em ordem de implementação para que fique mais fácil visualizar o que foi explicado:
- Comprometimento da alta administração, divulgando seus benefícios e explicando os motivos do seu desenvolvimento;
- Treinamento para todos os funcionários, principalmente aqueles que estarão à frente da coordenação do projeto;
- Criação de um comitê avaliativo;
- Mapeamento das áreas com autoridades e responsabilidades;
- Documentar a situação atual para que posteriormente seja feito um “antes e depois”;
- Sensibilização;
- Avaliação do processo;
- Feedback de questões positivas e não conformes;
- Promoção, Divulgação e Reconhecimento;
- Manutenção e melhoria;
No entanto, essa descrição acima é genérica, pois a implementação é mais complexa e depende dos serviços prestados na empresa, bem como seu tamanho, localização e afins.
É importante que a empresa contrate uma consultoria que esteja apta a implementar o 5S-Housekeeping para que o processo seja desenvolvido da maneira correta e traga os benefícios para os quais ela foi criada. Caso você esteja percebendo que sua empresa está desorganizada e o ambiente não condiz com os padrões que seus clientes ou você espera em seu serviço, essa pode ser a metodologia que irá te ajudar a pôr um fim nessa preocupação.
Clique aqui e veja o currículo da Consultora e Auditora Ana M Kalinke
Clique aqui e inscreva-se para receber artigos e nossa Newsletter.