O que significa ISO ?

 

ISO – significa International Organization for Standardization ou em português Organização Internacional para Padronização.

Site Oficial: https://www.iso.org/home.html

 

Quando foi criada?

 

Criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

 

O que é NBR ISO 9001:2015?

 

NBR ISO 9001 é o sistema de Gestão de Qualidade.

Quando decide implantar um sistema de gestão de qualidade é uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar desempenho, resultados, mapear processos, organização da empresa, entre outros.

 

Quais os objetivos do Sistema de Gestão Qualidade?

 

A norma NBR ISO 9001: 2015 estabelece os critérios para um sistema de gerenciamento de qualidade. Ele pode ser usado por qualquer organização, grande ou pequena, independentemente do seu campo de atividade. Este padrão baseia-se em uma serie de princípios de gerenciamento de qualidade, incluindo um forte foco no cliente, a motivação e implicação da alta administração, a abordagem do processo e a melhoria continua.

O uso desta norma contribui para garantir que os clientes obtenham produtos e serviços consistentes e de boa qualidade, o que, por sua vez, traz muitos benefícios comerciais.

Entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização em atingir seus resultados pretendidos. Controlando inter-relações e interdependências entre processos do sistema, pode-se elevar o desempenho global da organização. A abordagem de processo envolve a definição e a gestão sistemáticas de processos e suas interações para alcançar os resultados pretendidos de acordo com o direcionamento estratégico da organização.

A adoção de um sistema de gestão da qualidade e uma decisão estratégica para uma organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base solida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.

O objetivo principal da Norma NBR ISO 9001:2015 e a Satisfação dos Clientes, visa complementar os requisitos dos produtos e serviços prestados pela organização, implementando padrões de qualidade e tornando-a mais competitiva no mercado de atuação.

 

Quais os princípios de gestão da qualidade:

 

– Foco no cliente.
– Liderança.
– Engajamento das pessoas.
– Abordagem de processo.
– Melhoria.
– Tomada de decisão baseada em evidencia.
– Gestão de relacionamento.

 

Quais os resultados esperados?

 

Benefícios potenciais para a organização pela implementação de um sistema de gestão de qualidade:

– Processos padronizados, eficientes e eficazes.
– Redução de custo e tempo para treinamento de novos colaboradores.
– Aumento de produtividade nas atividades administrativas e operacionais.
– Aumento de lucro e rentabilidade.
– Otimização da utilização de recursos.
– Redução de desperdícios.
– Redução de custos.
– Aumento de competitividade e melhoria de imagem perante ao mercado de atuação.
– Atendimento a legislação e regulamentos relacionados a produtos e serviços.
– Aumento de controle sobre todas as etapas e atividades da empresa.
– Maior qualidade no produto e serviço oferecido aos clientes.
– Motivação de colaboradores.
– Prover produtos e serviços consistentes que atendam as expectativas dos clientes.
– Prover oportunidades de aumentar a satisfação dos clientes.
– Abordagem e análise de riscos e oportunidades associados ao contexto e objetivos do negócio.
– Capacidade de demonstrar conformidade do produto ou serviço com requisitos estatutários, legais, regulamentares e estratégicos definidos pela organização e seus investidores.

 

 

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