Por que é tão importante realizar a Avaliação de Fornecedores?
Artigo Escrito por: Ana Maria Kalinke
Consultora I9 Consultoria e Auditoria Líder ISO 28000
Constantemente somos questionados sobre a avaliação de fornecedores que se refere o item 8 da ISO 9001. Muitos nos perguntam em relação aos benefícios de se realizar tal avaliação, outros não sabem como delimitar quais fornecedores deverão ser monitorados, e a maioria acredita que esse monitoramento não traz resultados pertinentes, mas a literatura e as repostas obtidas após essa avaliação, demonstram o quão positivo essa iniciativa pode ser para a empresa, se usada adequadamente.
A ISO parte do princípio que os fornecedores devem ser avaliados, pois fazem parte da cadeia, uma vez que a qualidade dos serviços prestados por eles, refletem em seu resultado final. Mas como assim? Bem, se um fornecedor “X”, que atua no ramo de conserto de veículos, atrasa no serviço ou utiliza uma peça de má qualidade, o carro a ser consertado estará em atraso para realizar seu trabalho, não cumprindo o prazo estabelecido pela empresa ou cliente e poderá quebrar novamente em um curto espaço de tempo, podendo inclusive causar problemas a saúde e pôr em risco a vida do motorista e passageiros.
Pois bem, partindo dessa ideia é que a avaliação dos fornecedores é tão importante. Na correria do dia-a-dia das empresas, acabamos deixando passar alguns indícios de má qualidade ou pequenos atrasos que se somam e no final podem gerar ônus financeiro e retrabalho, podendo causar danos em outros setores da empresa.
Por essa razão, se faz necessário que o mapeamento de fornecedores seja realizado e monitorado, pois a incompatibilidade das necessidades da empresa com a proposta ofertada pelo fornecedor, pode inclusive gerar um marketing negativo para a organização, ferindo sua imagem frente ao mercado.
Para além, o fornecedor deve ser parceiro da empresa, uma vez que esse é o seu cliente. Dessa forma, ambos devem estar alinhados em relação ao que se espera dessa contratação e o quanto esse fornecedor pretende e está disposto a contribuir com a cultura de seu cliente, criando um laço de confiança e gerando maior maleabilidade frente a possíveis contratempos.
Um problema grave encontrado principalmente em pequenas empresas está na obtenção de fornecedores de menor preço, sem levar em consideração a qualidade do serviço. O gestor deve estar atento a relação custo/benefício e só terá como realmente analisar esse ponto, a partir de uma avaliação e monitoramento dessa questão. “Às vezes, o barato sai caro, cuidado”. Para isso, é importante delimitar quais são as ações crítica e importantes para a empresa, ajustando quais pontos o fornecedor deverá atingir frente aos critérios estabelecidos, pontuando-os segundo seus acertos e descontando segundo seus erros, delimitando uma margem para bons, medianos e ruins.
É importante que os fornecedores saibam que estão sendo avaliados e entendam quais aspectos estão sendo levando em consideração, dessa forma eles também podem identificar quais pontos a empresa prima e pode garantir um serviço melhor, de acordo com a característica do empreendimento. Para além, esse acompanhamento possibilita negociações, proporciona uma maior segurança e otimiza a alocação de recursos.
E como realizar essa avaliação?
Bom, existem diversas metodologias, os conhecidos KPI’s, no entanto, cabe a organização escolher quais pontos irão monitorar, de acordo com as suas exigências e prestação de serviços.
De igual forma se dá a seleção de fornecedores críticos, pois um fornecedor que será limitante para a qualidade do serviço em uma organização “X”, não será para a “Y”, dessa forma ele será avaliado por uma, mas não pela outra. Nessa hora, se faz necessário a ajuda de um profissional qualificado, que guia e contribui na seleção da melhor ferramenta de avaliação e escolha dos fornecedores, de forma que a mesma possa trazer o maior benefício possível para a instituição.
Agora que tudo está explicado e bem organizado em relação a real necessidade desse item da norma, é possível entender com clareza que apesar de trabalhoso, esse registro, se trabalhado de forma correta é extremamente importante para a utilização dos recursos da empresa, qualidade dos serviços, otimização de tempo e inclusive pode beneficiar a sua imagem frente ao mercado. Por isso, desenvolva uma boa avaliação e tenha sempre ao lado, um bom consultor.
———————————-