NBR ISO 10018:2020 – Engajamento de pessoas
Segunda edição 09.02.2022
O que significa ISO ?
ISO – significa International Organization for Standardization ou em português Organização Internacional para Padronização.
Site Oficial: https://www.iso.org/home.html
O que é NBR ISO 10018:2020 ?
ISO 10018: 2020 – Gestão da qualidade – Orientação para o engajamento de pessoas.
Esta ISO fornece diretrizes para envolver as pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e aprimorar seu envolvimento e competência dentro dela. Está na sua Edição 02 e foi publicada em 04/2020.
- – de acordo com os princípios revisados de gestão da qualidade ISO, o “envolvimento de pessoas” foi alterado para “engajamento de pessoas”;
- – as diferentes cláusulas foram vinculadas às da ISO 9001: 2015 ;
- – uma seção menor foi dedicada à competência, pois a maior parte desse texto foi transferida para a ISO 10015: 2019 revisada
Foco da norma: ENGAJAMENTO
As empresas ainda encontram muitas dificuldade em engajar sua equipe nos processos de Gestão da Qualidade, no contexto cultural, de valores, percepções, práticas, mapeamento de processos.
A ISO 10018:2020 defini ENGAJAMENTO como:
“O envolvimento das pessoas é o compromisso emocional que as pessoas têm com a organização e seus objetivos. Esse comprometimento emocional significa que as pessoas envolvidas realmente se preocupam com seu trabalho e sua organização. Eles não trabalham apenas com um salário ou apenas na próxima promoção, mas trabalham em direção aos objetivos da organização. Quando consideramos o envolvimento com a qualidade, é uma extensão desse compromisso emocional.” (ISO 10018:2020)
Quais são as possíveis etapas de ação para o engajamento?
Fala-se tanto em engajamento de pessoas, mas muitas vezes não sabemos como fazer isto, não é mesmo? Mas a NBR ISO 10018, trás para organização orientações que pode ajudar a melhorar.
Segunda a norma, alguns métodos que usam o engajamento de pessoa para desenvolver e gerenciar a estratégia na NBR ISO 10018 incluem:
- Determinar os resultados esperados;
- Envolver as partes interessadas e definir contribuições;
- Esclarecer a compreensão de seus papéis individuais na implementação da estratégia;
- Melhora a competência das pessoas alinhadas à estratégia;
- Compreender os efeitos do não desenvolvimento da qualidade para organização interna e para as partes interessadas pertinentes.
A quem se aplica esta norma?
A Norma é aplicável a qualquer organização, independentemente de seu tamanho, tipo ou atividade.
Diretrizes da Norma ISO 10018:2020:
– Contexto da organização e da Cultura da Qualidade;
– Liderança;
– Planejamento e estratégia;
– Conhecimento e conscientização;
– Competência;
– Melhoria.
Leia mais sobre outras normas relacionadas a área da qualidade:
NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade
Onde posso comprar esta norma?
Fonte: ISO