QUAL A IMPORTÂNCIA DA GOVERNANÇA, CONTROLE DE RISCOS E O COMPLIANCE NAS ORGANIZAÇÕES?
Para dar base ao assunto abordado, cito o conceito de governança de acordo com o Instituto Brasileiro de Governança. A governança corporativa é “O sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.
Toda empresa que deseja ser sustentável, deve ter uma boa governança, isto é, ser bem dirigida e monitorada. Controlar seus riscos e estar em conformidade com as Leis faz parte do processo de sustentabilidade de qualquer tipo de organização.
Quando falamos em governança, não podemos esquecer do relacionamento da empresa com os sócios, alta direção, trabalhadores, clientes, fornecedores, órgãos do governo e demais partes interessadas definidos pela empresa. Toda parte interessada, possuem expectativas que devem ser supridas, pois são essas partes interessadas que sustentam a empresa.
Dentro do contexto da sustentabilidade de uma empresa, temos os riscos envolvidos no mundo dos negócios que devem ser identificados, avaliados e controlados. Quando uma empresa tem essa mentalidade, tendo consciência que todo negócio existe riscos envolvidos, sejam eles estratégicos e/ou operacionais e tomam ações de controle, vai evitar que consequências afetem seus objetivos que podem comprometer sua sustentabilidade.
Outra questão importante que deve fazer parte da governança da empresa, é estar em conformidade com as leis, regulamentos internos e externos e com o mercado onde a empresa atua.
Não existe empresa sustentável sem uma boa governança, riscos identificados, avaliados e controlados e que não estejam em conformidade com as Leis aplicáveis aos seus negócios. Menosprezar estes assuntos, mais cedo ou mais tarde consequências comprometerá a sustentabilidade do negócio.
Para contextualizar o assunto abordado, certa vez estava fazendo uma série de treinamentos para empresários de um determinado ramo de atuação, quando abordando toda legislação aplicáveis, ouvi muito dos empresários e representantes presentes que ao se deparar com toda legislação que tinham que cumprir, ficaram assustados alegando desconhecimento de tais regulamentos e dos riscos envolvidos que poderiam comprometer seus negócios. Alguns comentaram que se tiverem que cumprir todas essas leis e ter controles de seus riscos, melhor fechar a empresa.
Minha resposta foi a seguinte:
Primeiro: Antes de abrir uma empresa tem que avaliar os riscos e leis que devem atender para não serem pegos de surpresa e muitas vezes ter que fechar as portas por não ter condições de cumprir a legislação e/ou ainda ser fechada por órgãos do governo, sofrendo autuações com aplicação de infrações administrativas e financeiras.
Segundo: Melhor conhecer os riscos e a legislação, estabelecendo controles para os riscos e atender a legislação.
Outro exemplo para contextualizar o assunto abordado:
Lembro de um colega que me pediu orientação para abrir uma empresa de lavação de automóvel, então fiz uma avaliação de riscos e legislação aplicável para o negócio. Com base na avaliação defini controles: Primeiro seria para o licenciamento ambiental estabelecido pelo órgão ambiental municipal para este tipo de atividade.
Outro controle seria em ralação as questões de saúde e segurança de dois funcionários que iria contratar.
Resumindo o colega fez abertura da lavação, não seguiu as orientações e como consequência a empresa foi multada e interditada por não cumprir com legislação ambiental e os dois funcionários entraram com ação trabalhista por descumprimento de regulamentos de saúde e segurança, bem como o não cumprimento previstos da CLT.
Conclusão:
Não importa o porte e o ramo de atividade que a empresa atua, todas sem exceção envolvem riscos e leis que devem identificados, avaliados e gerenciados, entre outras questões de gestão que devem ser considerados em qualquer ramo de negócio. Portanto, A governança, uma boa gestão de riscos e compliance é fundamental para a sustentabilidade da empresa.
————————————————-
————————————————-
Quer uma consultoria para sua empresa?
Fale com nossa equipe de consultores e esclareça suas dúvidas.