Para aumentar as oportunidades comerciais pequenas empresas têm buscado certificações como forma de diferenciar-se no mercado e ampliar negócios. Para muitas negociações os selos são pré-requisito para algumas empresas obterem financiamentos, participar de licitações e ser fornecedor de grandes empresas e multinacionais. Dentre as certificações mais procuradas estão a ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 9001 (Gestão da Qualidade).
A Certificação de Gestão Ambiental é exigido em vários processos de licitação, na Rio-2016 empresas que tinham esta certificação foi fundamental para a contratação dos serviços.
“O passo inicial para sustentabilidade deve ser a ISO 14001, porque faz uma análise crítica da produção e do ciclo do produto.” (Renata Menezes, da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Os custos para implementação podem variar de acordo com empenho da equipe, tamanho da empresa (número de filiais, funcionários) e área de atuação; e no caso da gestão ambiental, leva-se em consideração seus impactos no meio ambiente.
Existem inúmeras certificações além da ISO comuns no país, que tornam-se cada vez mais procuradas em todo país como: PBQP-h, SASSMAQ, OEA, LEED, Acqua, Procel, entre muitas outras.
Leia mais: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1816346-aumenta-busca-por-certificacao-ambiental-de-pequenas-e-medias.shtml
Fonte: Folha de São Paulo