“CARTA ABERTA DE IMPORTADORES EUROPEUS DE MADEIRA PARA O SETOR FLORESTAL BRASILEIRO
Querido senhor ou senhora,
Somos um grupo de empresas importadoras especializadas em madeira tropical e ativas no mercado europeu.
Nossa intenção com esta mensagem é chamar sua atenção para demandas e tendências atuais em relação à madeira sustentável e
certificada nos mercados que atuamos.
Segue algumas das tendências dominantes que identificamos:
• Como parte de uma transição verde para materiais de base biológica, temos experimentado uma crescente demanda por produtos madeireiros. E a madeira tropical deveria ser incluída neste desenvolvimento.
• Nós sofremos cobranças mais rigorosas na documentação em termos de legalidade e sustentabilidade, tanto de autoridades quanto de profissionais e consumidores.
• A Comissão da União Europeia (UE) busca minimizar a contribuição da UE para o desmatamento e a degradação florestal em todo o mundo e promover o consumo na UE de produtos provenientes de cadeias de fornecimento livres de desmatamento.
• A exigência de avaliações do ciclo de vida (LCA) e de Declarações Ambientais de Produtos (EPD) está surgindo rapidamente em todos os tipos de materiais. A madeira tropical está muito atrasada em termos desse tipo de documentação.
• Experimentamos a falta de madeira certificada pelo FSC em geral e para determinadas espécies.
• O documento IMAFLORA 2020 Forest Analysis (anexado) enfatiza que: Há potencial para aumentar a área de concessão no Brasil para mais de 7 milhões de ha no sul do Amazonas e oeste do Pará.
• Normas de manejo florestal em terras sob concessão são muito compatíveis às do FSC, o que significa que essas áreas têm um grande potencial de se tornarem certificadas FSC.
• Um dos principais gargalos no processo de certificação de mais florestas é a incerteza entre os produtores com relação à demanda por madeira certificada FSC.
Faremos o possível para manter a participação de mercado da madeira de origem sustentável e certificada, e nos comprometemos a
contribuir com a documentação necessária para o produto.
Ao assinar esta carta, afirmamos nosso interesse em:
• Madeira de origem boa e sustentável e métodos de exploração de baixo impacto.
• Práticas de manejo florestal que sustentem a produção florestal de longo prazo.
• Madeira certificada FSC, incluindo mais espécies das madeiras menos conhecidas.
Com esta declaração, esperamos fornecer uma motivação extra para iniciar ou retomar processos que levem a aumentar as áreas de concessão florestal federal e estadual e a área florestal certificada pelo FSC no Brasil. Do nosso ponto de vista, é importante que olhemos mais adiante e preparemos mais áreas florestais para a futura exigência de mercado que prevemos.”
Carta completa ao final da pagina.
Quer certificar sua floresta, para exportar e ampliar suas oportunidades no mercado?
Já conhece a GRFlor – Grupo Florestal?
Quero conhecer a GRFlor
Quer rebecer uma proposta para certificar sua floresta na FSC? Clique abaixo:
——————————————————————–