Certificado com boa moldura não garante Qualidade

Seu certificado ISO é apenas um “enfeite” na parede? Então em algo de errado…

É comum depois de meses de dedicação de toda equipe, pendurar seu certificado na parede, como um “troféu”. Realmente é de orgulhar-se por mais uma conquista.

Alguns sentem “alívio” ao concluir a implementação, porque chegam a dizer que “só precisam do certificado, que a norma só torna tudo mais burocrático e engessa processos”. Mas este não é o objetivo da implementação de uma norma e se para sua empresa o processo foi assim, deve-se fazer uma análise.

É importante a empresa questionar-se: quais benefícios que esta certificação trouxe para minha organização? Quais melhorias ainda podem ser realizadas?

Pois muitas empresas, após certificar-se, simplesmente “relaxam“, não dão continuidade aos processos, esquecem o planejamento estratégico, não continuam as melhorias e a manutenção do que foi conquistado com tanto esforço.

Existem inúmeras formas de utilizar a certificação para o crescimento da empresa: não deixe todo seu planejamento do início do projeto de lado, revise seus objetivos, metas, indicadores, sugira modificações e melhorias e veja se sua empresa continua na direção traçada no planejamento estratégico e o que ainda pode ser melhorado depois da implementação.

Se seu certificado ficar somente como um “enfeite” na parede ele será um CUSTO, fará com que toda empresa vejam os responsáveis pela qualidade apenas como pessoas que fazem cobranças e os auditores como os vilões.

Entretanto se sua equipe olhar o Certificado como um projeto para alcançar resultados a favor da organização, ele será visto com um investimento e que lhe trará no futuro benefícios, melhorias e consequentemente lucro.

 

 

×
Entre em contato conosco!