A ISO 14971:2019 especifica, princípios e um processo para a gestão de riscos de dispositivos médicos , incluindo software como um dispositivo médico e em diagnóstico in vitro dispositivos médicos.
O objetivo é auxiliar os fabricantes de dispositivos médicos a identificar os perigos associados ao produto médico, estimar e avaliar os riscos associados, controlar esses riscos e monitorar a eficácia dos controles.
Os requisitos desta norma são aplicáveis a todas as fases do ciclo de vida de um dispositivo médico. O processo descrito neste documento se aplica aos riscos associados a um dispositivo médico, como:
riscos relacionados à biocompatibilidade;
segurança de dados e sistemas;
Eletricidade;
Peças móveis;
Radiação e usabilidade.
Os riscos podem estar relacionados também a lesões, não apenas para o paciente, mas também para o usuário e outras pessoas. Os riscos também podem estar relacionados a danos à propriedade (por exemplo, objetos, dados, outros equipamentos) ou ao meio ambiente.
O processo descrito neste documento também pode ser aplicado a produtos que não são necessariamente dispositivos médicos em algumas jurisdições e também podem ser usados por outras pessoas envolvidas no ciclo de vida do dispositivo médico .
Esta norma exige que os fabricantes estabeleçam critérios objetivos para aceitabilidade de risco, mas não especifica os níveis de risco aceitáveis. A gestão de riscos pode ser parte integrante de um sistema de gestão da qualidade. No entanto, este documento não exige que o fabricante tenha um sistema de gestão da qualidade implantado.
Clique nos links abaixo e leia sobre outras normas:
Utilizamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Aceito