ISO 22361:2022
Gerenciamento de Crises
Publicada em 10/2022 – Edição 1
Como você gerencia as crises em sua organização?
Escopo: A norma ISO 22361:2022 fornece orientação sobre gerenciamento de crises para ajudar as organizações a planejar, estabelecer, manter, revisar e melhorar continuamente a capacidade estratégica de gerenciamento de crises. Esta orientação pode ajudar qualquer organização a identificar e gerenciar uma crise.
Para quem serve? É aplicável à gestão de topo com responsabilidades estratégicas para a entrega de uma capacidade de gestão de crises em qualquer organização. Também pode ser usado por aqueles que operam sob a direção da alta administração.
“Um evento súbito e inesperado que leva a grande agitação entre os indivíduos no local de trabalho é chamado de crise organizacional. Em outras palavras, a crise é definida como qualquer situação de emergência que perturba os funcionários, bem como leva à instabilidade na organização. A crise afeta um indivíduo, grupo, organização ou sociedade como um todo. A gestão de crises prepara os indivíduos para enfrentarem imprevistos e as condições adversas na organização com coragem e determinação. Os funcionários se adaptam bem às mudanças repentinas na organização, os funcionários podem entender e analisar as causas da crise e lidar com ela da melhor maneira possível; e a gestão de crises ajuda os gerentes a elaborar estratégias para sair de condições incertas e também decidir sobre o curso de ação futuro. Ajuda os gestores a sentir os primeiros sinais de crise, alertar os colaboradores para as consequências e tomar as precauções necessárias para a mesma.
A gestão de crises envolve lidar com as crises de maneira a minimizar os danos e permitir que a organização afetada se recupere rapidamente. Lidar adequadamente com uma crise pode ser especialmente importante para as relações públicas de uma empresa. As crises ocorrem de várias formas e é recomendável que uma empresa esteja preparada com antecedência com um plano de gestão de crises.” (Revista AdNormas)