Vejam algumas dicas que podem mudar a qualidade de vida no ambiente de trabalho com base na ISO 45001:2018
Dicas por Sandro Sabino
DICA 1:
Identificar e avaliar os riscos nos processos da empresa. Como vou controlar os riscos se não os conheço? Ou ainda, conheço os riscos, mas não avalio, quais consequências podem trazer para pessoas e empresa.
DICA 2:
Controlar os riscos identificados e avaliados. Estes controles pode ser:
Medida administrativa, como: reduzir as jornadas de trabalho prolongadas para evitar que pessoas em atividades mais perigosas se envolvam em acidentes devido ao cansaço.
Medidas de engenharia, como: projetar em uma área um sensor que faz que uma máquina pare quando uma pessoa se aproxime de uma parte perigosa da mesma.
Medida de proteção coletiva, como: proteção de uma parte móvel de uma máquina ou ainda os EPIs que devem ser a última solução a ser buscada, pois não evita a exposição aos riscos.
DICA 3:
Treinar e conscientizar as pessoas para que sigam os controles definidos pela empresa.
DICA 4:
Fiscalizar, monitorar e melhorar os controles implementados.
Não esqueça também de atualizar tanto os riscos levantados como os controles implementados, pois mudanças ocorrem e as condições de trabalho mudam, trazendo novos riscos ou alterando os existentes.
——————————————————————————–
Seguindo essas dicas é possível ter melhor qualidade de vida no trabalho, pois riscos controlados significa ambiente seguro e salubre, isto é, local de trabalho saudável, higiênico e que não expõe o trabalhador aos agentes químicos, físicos e biológicos.
————————————————-
————————————————-
Quer implementar a ISO 45001:2018 em sua empresa?
Fale com nossa equipe de consultores e esclareça suas dúvidas.