NBR ISO 9001:2015: Liderança e comprometimento
A Liderança é o requisito 5 da norma NBR ISO 9001:2015, e o envolvimento da alta direção é um dos principais itens no Sistemas de Gestão da Qualidade.
Na versão anterior (NBR ISO 9001:2008), no requisito 5.5.2, dizia que a “alta direção deve indicar um membro da administração da organização que, independentemente de outras responsabilidade…”, este representante também era chamado de RD (responsável da direção) e este sim, tinha a participação ativa no sistema de gestão da qualidade.
Contudo na versão NBR ISO 9001:2015 a alta direção está mais envolvida em todos os processos na organização.
Mas o que diz o requisito 5 da versão NBR ISO 9001:2015?
“A alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade:
a) responsabilizando-se por prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade;
b) assegurando que a política da qualidade e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização;
c) assegurando a integração dos requisitos do sistema de gestão da qualidade nos processos de negócio da organização;
d) promovendo o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco;
e) assegurando que os recursos necessários para o sistema de gestão da qualidade estejam disponíveis;
f) comunicando a importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão de qualidade;
g) assegurando que o sistema de gestão da qualidade alcance seus resultados pretendidos;
h) engajando, dirigindo e apoiando pessoas a contribuir para a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
i) promovendo melhoria;
j) apoiando outros papéis pertinentes da gestão a demonstrar como sua liderança se aplicar às áreas sob sua responsabilidade.”
Outra questão importante dentro da NBR ISO 9001:2015, é o foco no cliente, que está ligado à satisfação do cliente.
“A alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente, assegurando que:
a) os requisitos do cliente e os requisitos estatuários e regulamentares pertinentes sejam determinados, entendidos e atendidos consistentemente;
b) os riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente sejam determinados e abordados.
c) o foco no aumento da satisfação do cliente seja mantido.”
Como líder, manter a qualidade e estar atentos aos níveis de satisfação de seus clientes passou a ser um fator fundamental da alta direção para certificar-se na ISO 9001:2015.
Fonte: ABNT