Notícia: Multinacionais unem-se à UE para banir
desmatamento em suas cadeias
Segundo notícia do jornal Valor Econômico, um grupo de 11 grandes companhias globais do setor de alimentos (entre elas: Danone, Carrefour, Nestlé, Barry Callebaut, Jerónimo Martins, Kering, L’Occitane, Metro, Reckitt, Sainsbury’s e Tesco entre outras), comprometeram-se em suas cadeias de fornecimento e apoio a uma ação da União Européia para impor rastreabilidade às commodities importadas pelo bloco.
Em comunicado o grupo afirma: “colocar um fim no desmatamento de uma vez por todas precisa ser uma prioridade urgente para nossos negócios e para o mundo.”
O Brasil não é citado expressamente, mas está sob pressão no exterior diante da percepção de que a política ambiental do governo é nociva. Segundo ainda o jornal neste contexto, exportadores brasileiros tendem a enfrentar crescentes questionamentos sobre a origem e a qualidade de seus produtos.
“O desmatamento não impacta somente o clima – também está relacionado com a perda de biodiversidade e o aumento do risco de pandemias”, diz a carta. “É por isso que acabar de uma vez com o desmatamento deve ser uma prioridade urgente para nossos negócios e para o mundo.” (Jornal Folha PE)
Entre as medidas requisitadas pelo documento estão o monitoramento por satélite, o fortalecimento da cooperação com países produtores por meio de assistência técnica e o rastreamento da cadeia de suprimentos.
“Empresas como a nossa precisam de um quadro jurídico claro que coloque todas as empresas em condições de igualdade, dê aos atores da cadeia de abastecimento todos os incentivos para enfrentar os riscos de desmatamento, promova coletivamente a transparência, forneça um cronograma realista para implementação de medidas e trabalhe para apoiar os agricultores e suas comunidades”, diz a carta. (Jornal Folha PE)
Fontes:
Clique aqui e Leia mais – Valor Econômico – por Assis Moreira
Clique aqui e leia mais – Folha PE