PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

 

O Programa Atuação Responsável®, marca registrada da Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química é uma iniciativa da indústria química brasileira e mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança e meio ambiente.

A adesão ao Programa Atuação Responsável® é condição de filiação à Abiquim para as associadas efetivas e colaboradoras.

 

Histórico – O Programa Atuação Responsável® no Brasil

No Brasil a Abiquim lançou em 1992 o Programa Atuação Responsável® como uma iniciativa destinada a apoiar a indústria química a ela associada na gestão de suas atividades em saúde, segurança e meio ambiente.

A criação de uma comissão especial, pela então Diretoria da Abiquim, hoje denominado Conselho Diretor, teve como missão e avaliar a oportunidade do desenvolvimento no Brasil de um programa nos moldes do Responsible Care®. Coordenada pelo então Diretor-Presidente da Union Carbide do Brasil, Dr. Jean Daniel Peter, após um ano de análise sobre o conceito e conteúdo dos programas existentes na ocasião, em especial os que haviam no Canadá e Estados Unidos, concluiu que a Abiquim deveria desenvolver sua própria iniciativa, tomando por base o modelo americano, preferido por sua estrutura de Códigos de Práticas Gerenciais e pelo fato de ser mais amplamente conhecido nas empresas.

O nome Atuação Responsável foi escolhido como o nome do programa no Brasil e a iniciativa foi publicamente adotada pela Abiquim em uma cerimônia de assinatura dos primeiros “Termos de Adesão” por parte de empresas associadas, ocorrida na sede da associação. Seu lançamento marcou o início de uma postura de pró-atividade, transparência e diálogo com as partes interessadas na indústria, com uma proposta de continuidade e responsabilidade, independentemente da existência de legislação. Sua continuidade representa o “compromisso com a sustentabilidade” do setor químico brasileiro.

Auditorias: 

Auditoria do Atuação Responsável tem como objetivo avaliar o sistema de gestão das empresas e a melhoria contínua do desempenho por meio de indicadores nos temas relacionadas à saúde, à segurança e ao meio ambiente, inerentes aos processos, produtos, instalações e serviços utilizando como referência os Requisitos do Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável®.

O processo considera as auditorias de 1ª, 2ª e 3ª partes.

Fica a critério da empresa a escolha das auditorias e dos auditores, conforme requisitos estabelecidos no manual Critérios para Auditoria do Sistema de Gestão do Atuação Responsável.

 

Fonte: Abiquim

×
Entre em contato conosco!