Notícia: Aberto o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte
Publicada em 12 de Junho de 2020.
———————————————————————-
Atenção Cuidado com Golpe: leia esta informação antes de ler a noticia
Golpistas estão utilizando imagens e notícias do PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), oferecendo empréstimos se passando por representantes da I9 Consultoria. Esta é uma notícia publicada em 12 de Junho de 2020 apenas com conteúdo informativo: A I9 Consultoria não reconhece e não oferece empréstimos à empresas ou pessoas físicas, não é uma instituição financeira e não tem vínculo com o Governo Federal, Estadual ou Municipal. Não solicitamos Nome, CPF, telefone (whats app) e códigos de verificação. Clique aqui e leia mais.
———————————————————————-
A Receita Federal informa que foi aberto o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) que destina a essas pessoas jurídicas, optantes pelo Simples Nacional, linha de crédito criada para possibilitar o desenvolvimento e o fortalecimento desses empreendedores, frente ao cenário econômico causado pela pandemia da Covid-19.
O Programa prevê que a criação de linha de crédito para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com mais de um ano de abertura, será de até 30% da receita bruta anual do exercício 2019, declarada.
A linha de crédito será concedida por meio dos bancos conveniados com o Pronampe.
O que é o Programa?
O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) é um programa de governo federal destinado ao desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte. Foi instituído pela Lei nº 13.999, de 18 de maio de 2020.
Quem são as empresas beneficiárias?
O Programa é destinado às microempresas, empresas de Pequeno Porte, que trata a Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. As operações de crédito poderão ser utilizadas para investimentos e capital de giro isolado ou associado ao investimento. Isso significa que as micro e pequenas empresas poderão usar os recursos obtidos para realizar investimentos (adquirir máquinas e equipamentos, realizar reformas) e/ou para despesas operacionais (salário dos funcionários, pagamento de contas como água, luz, aluguel, compra de matérias primas, mercadorias, entre outras).
Quais são os bancos e instituições financeiras autorizadas a participar do Programa?
As seguintes instituições financeiras e de pagamento poderão aderir ao PRONAMPE:
- Banco do Brasil S.A.
- Caixa Econômica Federal
- Banco do Nordeste do Brasil S.A.
- Banco da Amazônia S.A.
- Bancos estaduais e as agências de fomento estaduais
- Cooperativas de crédito e os bancos cooperados
- Instituições integrantes do sistema de pagamentos brasileiro
- Plataformas tecnológicas de serviços financeiros (fintechs)
- Organizações da sociedade civil de interesse público de crédito
- Demais instituições financeiras públicas e privadas autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
Qual o prazo de pagamento das operações do PRONAMPE?
O prazo máximo de pagamento das operações contratadas no âmbito do PRONAMPE é de 36 meses.
Como funciona a garantia das operações dentro do Programa?
As instituições financeiras que aderirem ao PRONAMPE poderão requerer a garantia do Fundo Garantidor de Operação – FGO, regido pela lei 12.087 de 2009 e administrado pelo Banco do Brasil, em até 100% (cem por cento) do valor da operação.
Mais informações nos sites abaixo:
http://www.receita.economia.gov.br/
http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/
www.portaldoempreendedor.gov.br