Quais os tipos de questões do questionário SASSMAQ?

 

Existem 3 tipos de questões, dependendo da importância relativa atribuída a cada uma delas:

1) Mandatórias (M): 

Cobrem itens que são obrigatórios por lei ou por particular condição de exigência da indústria. Elas representam exigências básicas que devem ser atendidas por todos os prestadores de serviços de logística. Mesmo no caso de uma questão “M” ser referente a algo não exigido por lei no local em que está sendo conduzida a avaliação, a pergunta deve ser respondida e adicionado um comentário à resposta justificando, por exemplo, que no local específico o item referido não tem uma exigência legal. Podem existir algumas questões referentes a exigências legais não aplicáveis no local avaliado e esta deve ser justificada nos comentários.

 

2) Indústria (I): 

Cobrem itens que a indústria química normalmente exige de seus prestadores de serviços de logística para ter um nível aceitável de controle. Deve haver um mínimo de atendimento de 70% de aprovação de questões industriais na primeira avaliação e 85% para
as reavaliações.

 

3) Desejáveis (D): 

Cobrem itens em que melhorias no sistema de SSMA e Qualidade podem ser feitas. Esses itens serão verificados durante a reavaliação periódica. As questões desejáveis são de livre atendimento na primeira avaliação. Na reavaliação devem atender a um mínimo de 40% de aprovação.

Todas as questões devem ser respondidas. Amostragens não são permitidas, para preenchimento do questionário de avaliação. Cada questão deve ser respondida com: “1” (Sim), “0” (Não) ou “X” (Não Aplicável), com base em respostas verbais por parte da companhia avaliada e em evidências observadas pelo auditor. Uma resposta “Não Aplicável” somente será aceita se, no perfil do prestador de serviços, ficar caracterizado que a pergunta não é aplicável. O auditor e a companhia avaliada têm também a oportunidade de adicionar comentários gerais sobre a avaliação como um todo.

A cada aplicação do questionário (avaliação ou reavaliação) os relatórios devem ser comparados para verificar se a empresa está efetivamente promovendo melhorias contínuas em sua gestão, considerando os indicadores & metas e a progressão de atendimento aos quesitos (I) industriais e (D) desejáveis.

Estas melhorias devem demonstrar a cultura e a conscientização para preservação física das pessoas e do meio ambiente, manutenção da integridade da propriedade tangível e intangível e relações com as partes interessadas (colaboradores, comunidade e órgãos públicos, conforme definições da empresa). O prestador de serviços obterá estes resultados através de seu planejamento considerando a adequada análise de riscos e impactos inerentes aos processos,
instalações, equipamentos de transporte e riscos dos produtos químicos por ele manuseados, conforme requerem os itens 2.1 e 3.1.

Na apuração da pontuação final devem ser computados somente os números absolutos de atendimentos  nas categorias (M), (I) e (D) e não médias da pontuação total obtida

Fonte: Abiquim

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