Gestão de Responsabilidade Social:
SA 8000 ou ISO 26000?
Qual das duas normas implantar em sua empresa?
A Gestão de Responsabilidades Sociais, não é apenas um modismo e sim mais um diferencial competitivo para as empresas que prezam pela qualidade dentro e fora da empresa. Ambas s normas são internacionais, objetivam o desenvolvimento sustentável, são voluntárias e tem como foco a Responsabilidade Social.
O que é SA 8000?
SA significa Social Accountability e foi criada pela CEPAA (Council on Economic Priorities Accreditation Agency), e publicada em 1997.
A SA 8000 é um padrão normativo internacional com foco nas boas condições de trabalho, na qual atua internamente em áreas como: trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação, liberdade de associação e direito à negociação coletiva, práticas disciplinares, discriminação, saúde e segurança ocupacional, horário de trabalho, remuneração e sistema de gestão.
A SA 8000 foi embasada nas convenções das Organização Internacional do Trabalho (OIT ou ILO – International Labour Organization) e em outra convenções das Nações Unidades (ONU) e é uma norma certificável.
As empresas que implementam esta normal terão como benefícios:
– Melhorar a imagem da empresa diante à sociedade, clientes e fornecedores.
– Melhoria no clima organizacional (redução de conflitos internos).
– Aumento do envolvimento dos trabalhadores.
– Aumento da produtividade.
– Melhoria na gestão de processos.
O que é NBR ISO 26000?
A NBR ISO 26000 é uma norma de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e foi publicada em 2010. Seu foco é facilitar o trabalho das empresas na criação de uma RSE.
A ISO 26000 inclui inúmeras medidas relacionadas ao envolvimento das partes interessadas, abrangendo sete temas principais: Governação Organizacional; Direitos Humanos; Práticas Laborais; Ambiente; Práticas Operacionais Justas; Temas de Consumo e Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade.
Diferente das outras normas ISO (9001, 14001, 45001), a ISO 26000 não é uma norma certificável. Suas vantagens:
– Melhoria na gestão de riscos e crises.
– Melhoria na imagem na empresa diante sociedade, clientes e fornecedores.
– Aumento de credibilidade.
– Transparência.
Quais os princípios da ISO 26000?
– Responsabilidade;
– Transparência,
– Comportamento Ético;
– Consideração pelas partes interessadas;
– Legalidade;
– Normas Internacionais;
– Direitos Humanos.
Antes de implantar conheça bem as normas, os objetivos, necessidades e expectativas, de sua empresa. Pois estes serão os primeiros passos para definir qual das normas atenderá tudo o que for necessário.
Leia mais sobre outras certificações:
– NBR ISO 9001:2015 – o sistema de Gestão de Qualidade.
– NBR ISO 14001:2015 – sistema de Gestão de Ambiental
– NBR ISO 28003:2016 – Sistemas de gerenciamento de segurança para a cadeia logística